Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina
Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina

sexta-feira, 21 de agosto de 2009

Pintura estilizada: os artistas do aerógrafo



Cartas de baralho e dados pegando fogo compõem a pintura do Opala 1972 de Luis Antônio Pirola, paulistano de 29 anos e customizador de veículos. Apenas na pintura aerográfica ele gastou R$ 20 mil, fora a blindagem, as rodas aro 20’’ cravejadas de cristais e o Playstation 3 no interior do carro. O alto custo se explica pelas apresentações em shows e em campeonatos de tuning, que exigem do carro um visual único. “É um investimento caro, mas se o trabalho é bom, o retorno é muito rápido”, diz ele.

A pintura própria também exigiu de Pirola uma dedicação a mais. “Ficava até mais tarde na oficina, até comia, bebia, pedia pizza lá, porque nessas horas é bom acompanhar o processo”. O preço e a espera de quase dois meses valeram a pena, já que assim que o carro ficou pronto, Pirola foi vencedor de uma edição do campeonato de tuning Xtreme Motorsports: “Foi um sucesso. Estourei a boca do balão”, comemora. Agora, ele já investe no próximo: “O segundo carro é todo voltado para o mundo oriental, tem até flor de lótus”.

O encarregado de logística Robson Marques, de 35 anos e morador de Ribeirão Pires (SP), também queria que sua picape Ford F100 de 1960 fosse diferente. Com a cor verde fixa na cabeça, ele foi a uma oficina especializada em aerografia, onde avaliou desenhos e chapas de diversos tons de verde até que a F100 fosse retocada. Da escolha da cor à entrega do carro foram-se quatro meses. O resultado? “Fiquei muito feliz. Os amigos acham bonito, as pessoas perguntam onde fiz. O mais legal é ter um trabalho exclusivo”, diz ele.
A oficina responsável pelas pinturas encomendadas por Luis e Robson pertence a José Carlos Luna, cujo sobrenome deu nome à empresa. Especializada em pintura de carros e capacetes, a oficina conta com uma equipe de sete pessoas. A técnica de pintura artística personalizada com ajuda do aerógrafo (uma pistola com o formato e a precisão de uma caneta) vem ganhando terreno aqui no Brasil. Na opinião de Luna, filmes como “Velozes e Furiosos” e “Transformers” chamaram a atenção para a customização de carros, apesar de a aerografia ainda não ser muito difundida no país: “tanto que são poucas as empresas que trabalham com a arte”, afirma ele.

Da entrada do cliente na loja à entrega do carro pronto, Luna conta que o mais difícil do processo é passar para o papel o desejo do cliente, que, muitas vezes, tem dificuldade para expressar o que quer: “São raros aqueles que chegam com uma ideia pré definida; geralmente, vou pegando informações, tais como o gosto e a preferência por um estilo mais radical ou clássico”. Ele explica que a pintura clássica é voltada para o automobilismo e foca no visual “clean” e em linhas retas, o que a torna mais fácil de ser executada; já o estilo radical costuma ser usado na categoria de motovelocidade, normalmente mais trabalhosa.

fonte:revistaautoesporte.globo.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário