quarta-feira, 15 de julho de 2009
Celta e Palio, a batalha pela preferência dos jovens
O que move a juventude? Formar-se numa profissão e conseguir trabalho. É o que diz a maioria dos jovens brasileiros ouvidos pelo Datafolha. E quando o assunto é movimento no sentido literal da palavra? A resposta vem nessa ordem: a pé, de ônibus e de carro. Chegamos aqui ao ponto onde entra a dupla colorada das fotos: Fiat Palio Fire Economy e Chevrolet Celta. Nem é preciso contratar um instituto de pesquisa para desvendar a preferência dos jovens por eles. Basta dar uma espiada nos carros estacionados na porta das faculdades, nos bares, nas academias de ginástica... É Celta pra cá e Palio pra lá, repare.
A explicação também dispensa pesquisa, está aqui – R$ 26.447 é quanto custa o Celta Life e R$ 26.090 o Palio Economy, ambos com quatro portas. É o primeiro degrau na tabela de preço e o primeiro passo para quem nunca teve um 0 km. As semelhanças vão além do preço. Os dois têm dimensões parecidas, comportamento ao volante semelhante e descuidos em comum. Outra coincidência: na linha 2010 a dupla está mais afável na hora de abastecer. São iguais, portanto? Nem tanto. Há diferenças mínimas, mas suficientes para que um se sobressaia.
Comecemos a disputa pelo lado de dentro. O primeiro desafio é ajustar a posição do banco do motorista. Se você tem mais de 1,80 m, dou uma notícia incômoda para seu pescoço. Acredite, ele vai reclamar. No Celta, o torcicolo é mais dolorido. Sem ajuste de altura, o banco foi posicionado de forma que você se sinta nas nuvens. A cabeça fica próxima ao forro, o apoio de braço fica longe dos cotovelos e após horas ao volante seu corpo pede descanso. O volante é alinhado ao corpo, mas é torto para a esquerda, ou seja, seu braço esquerdo está sempre mais esticado que o direito. No Palio, a missão é encontrar uma posição correta do encosto do banco, já que o ajuste é feito por alavanca e não por roldana.
Agora que você está (bem?) posicionado, aproveite para observar o painel. À sua frente, um portfólio das mil e uma utilidades do plástico. Painel, puxadores, tampas... um show da petroquímica nacional. No Celta, o tato denuncia material de qualidade inferior, enquanto a visão percebe um conjunto mais moderno. Disputa mole de levar. Afinal, o painel do Palio Economy é o mesmo da primeira geração. Bonito? Sim, é a opinião de Autoesporte... de abril de 1996 – convenhamos, de lá para cá conceitos e moda mudaram. O que não mudou no Palio, e isso é notícia boa, é o espaço interno. Você viaja melhor nele. Além disso, é possível levar uma sacolinha extra no porta-malas.
fonte:revistaautoesporte.globo.com
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário