Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina
Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina

sexta-feira, 3 de julho de 2009

Ford: uma nova ordem mundial


A palavra de ordem na Ford é globalização. A obsessão é tanta que no discurso de lançamento do novo Fusion o presidente da marca na América do Sul, Marcos de Oliveira, pronunciou a palavra 13 vezes. Globalizar carros, plataformas e fornecedores é a meta da Ford para sobreviver à crise. A ideia faz sentido: quanto maior o volume de produção, mais baixo é o custo e mais alto é o retorno financeiro.

Espere, portanto, ver o mesmo carro rodando nas ruas da Europa, dos Estados Unidos, da China e... do Brasil. "Acabou na Ford a era de carros focados para um mercado exclusivo", afirma uma pessoa ligada à fabricante. "Vamos ser uma empresa enxuta, global, com carros globais", diz outro executivo. As novidades não serão poucas. A Ford traçou um plano de metas que conta com todos os seus lançamentos para os próximos seis anos. E a contribuição do Brasil será grande, tanto na engenharia quanto no design.

Entre agosto de setembro chega a nova Ranger. Será o último grande lançamento traçado antes do novo plano. Portanto, a picape não será global, pelo menos por enquanto. Feita na Argentina, a Ranger terá mudanças na dianteira e na traseira para se segurar no mercado por mais três anos. Aí, sim, virá a nova geração (global) da picape, que já roda na Tailândia. Ainda em 2009 serão lançados o Focus com motor 1.6 Sigma e 2.0, ambos flex. O lançamento será simultâneo no fim do ano, e marcará o fim da antiga geração do modelo. "Subestimamos o poder do flex", confessa um executivo da Ford. "Imaginávamos que neste segmento o cliente não daria tanta importância a isso", afirma, sobre lançar o novo Focus sem o motor bicombustível.

A grande novidade da Ford chega no início de 2011. Trata-se do novo Fiesta. O nosso será o mesmo modelo que já roda na Europa. "O novo Fiesta é o primeiro carro da nova estratégia da marca. Será um carro global." A novidade aqui é que o hatch também será equipado com motor 1.0. "Trata-se de um carro de grande volume. E para ter volume no Brasil é essencial o motor 1.0." O modelo será equipado com a nova linha de motores Sigma a ser produzida na fábrica de Taubaté (SP), que passa por obras de ampliação. O novo Fiesta vai substituir o atual.


No fim de 2011 será a vez da versão sedã do novo Fiesta. Ela será produzida no México. A decisão de fabricar o sedã por lá teve ingrediente político. A filial mexicana andava reclamando de sucessivos déficits na balança comercial em relação à filial brasileira, que recebe o Fusion de lá e envia o Fiesta e o EcoSport.

Falando em EcoSport, a nova geração chega em 2012. O jipinho será montado sobre a plataforma do novo Fiesta, a B2xx. O EcoSport, que será vendido em outros mercados, vai exibir desenho ao estilo Kinetic, ou seja, ficará parecido com o Kuga. E sobre o Kuga também há novidades. A intenção da Ford é produzi-lo na Argentina, onde é feito o Focus. Os dois dividem a mesma base, a C1. A data de chegada do Kuga ainda é incerta – deverá ser um dos últimos produtos do plano de lançamentos até 2015.

Perguntada por Autoesporte se há mercado na região para a produção de um carro desse porte, uma fonte da Ford respondeu: "O Captiva vende mil carros por mês. O CR-V, 500. Portanto, mercado é que não falta para um SUV de R$ 80 mil." A Ford estudou importar o Kuga da Europa, mas seu preço ficaria em torno de R$ 130 mil. Por isso a ideia foi descartada.

Novo Ka será global

O Ka vai entrar na onda da globalização. O nosso modelo, exclusivo para o mercado latino-americano, não condiz com a nova ordem mundial da empresa. Portanto, o Ka vai mudar e não haverá a opção com quatro portas que chegou a ser testada. "Descartamos essa opção, pois ela iria brigar com o futuro Fiesta 1.0", explica uma fonte. A atual geração, lançada em janeiro de 2008, deve permanecer até 2014, quando a Ford lançará em todo o mundo um novo modelo subcompacto.

Calendário Ford
Entre agosto e setembro de 2009 Ranger (retoques visuais)
Novembro de 2009 1.6 Flex e 2.0 Flex
2011 novo Fiesta Sedan (motores Sigma 1.0 e 1.6)
2012 novo EcoSport
2014 novo Ka (modelo global)
2015 novos Focus e Kuga

fonte:revistaautoesporte.globo.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário